segunda-feira, 21 de novembro de 2011

II Conferência Municipal de Meio Ambiente de TapiramutáSecret

Relatório da II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Tapiramutá

MUNICÍPIO
Tapiramutá - Bahia
ETAPA
Municipal
DATA DE REALIZAÇÃO
18 de Novembro de 2011
RESPONSAVEL PELO RELATORIO
Lucas Queiroz dos Santos Silva
NÚMERO DE PARTICIPANTES
238

DESCRIÇÃO DA CONFERÊNCIA

Aos dezoito dias do mês de novembro de dois mil e onze, a Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Tapiramutá, através do Departamento de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Tapiramutá – COMDEMA, realizaram na Câmara Municipal de Tapiramutá, a II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Tapiramutá de acordo com o Decreto 162\2011 de 11 de novembro de 2011 que convocou a Etapa Municipal II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Tapiramutá da e a Portaria 259\2011 de 11 de novembro de 2011 que dispõe sobre a Comissão Organizadora – CO da II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Tapiramutá.
Os trabalhos da Conferência iniciaram-se às 08:00 horas com a inscrição dos participantes até as 08:30 horas. Logo após a inscrição dos participantes foi formada a mesa da Conferência pelas seguintes membros: Lucas Queiroz dos Santos Silva – COMDEMA; Manoel Silva – Sociedade civil; Lucilene Marques – Legislativo municipal; Fred Vinícius Vieira de Almeida –Secretaria Municipal Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Tapiramutá; Luciano Nery Marques – Prefeito.
Após a composição da mesa houve a abertura oficial com o pronunciamento do Secretário Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Tapiramutá, o Sr. Fred Vinícius, onde ele falou da importância da Conferencia e das ações humanas que desencadearam a mudança do clima na cidade de Tapiramutá e como conseqüência disso o declínio de diversas culturas, dentre elas a do café. Em seguida falou sobre as ações da Secretaria no âmbito do meio ambiente municipal.

O Sr. Luciano Nery, deu continuidade falando sobre as Conferências e seu papel na concretização da democracia em que vivemos, onde se faz necessário ouvir a população para que juntos possamos agir em prol de um meio ambiente equilibrado. Também falou que seu Governo dá total apoio nas questões ambientais locais e como prova disso citou a distribuição de mudas e o firmamento do GAC com o Governo estadual. Finalizou sua fala desejando a todos um dia proveitoso e com propostas para uma Tapiramutá melhor.

Encerrada a fala do prefeito, partiu-se para a leitura do Regimento da Conferência que norteará os trabalhos, onde o mesmo foi aprovado pelos presentes sem nenhuma ressalva.

Às 09:30 horas tivemos a palestra intitulada: Agrotóxicos e Meio Ambiente, ministrada pelo Sr. Raimundo Nogueira – Fiscal Sanitário da ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia. A palestra explanou a temática ambiental e a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos e a importância do uso de equipamentos de proteção Individual – EPI’s na sua aplicação. Também relacionou a importância do uso racional desses compostos. Finalizou a apresentação agradecendo e elogiando a organização do evento.
Dada encerrada a palestra da ADAB, foi realizada a formação de quatro grupos temáticos para a posterior discussão e levante de propostas. Os Grupos Temáticos foram: Água – Solo – Educação Ambiental – Lixo. Os grupos se reuniram, havendo uma ampla distribuição dos presentes de acordo com a formação, grupos sociais, religiões, etc.

No período da tarde os grupos temáticos tiveram 20 minutos cada para suas colocações e resultados das discussões, conforme descrito abaixo.
Após a apresentação dos Grupos Temáticos tivemos a palestra do Sr. Diogo Amaral e Marcelo do Vale – representando a Unidade Regional do INEMA de senhor do Bonfim. Os palestrantes abordaram aspectos relacionados ao novo Código Florestal e a Reserva Legal das propriedades rurais. A palestra estava repleta de produtores rurais que esclareceram muitas duvidas sobre os temas alem de obterem diversas informações. O publico presente interagiu bastante com os palestrantes que encerram a disposição se colocando a disposição para eventuais necessidades e frisando a importância da denuncia ambiental.

Às 17:00 horas foi encerrado os trabalhos da Conferência pelo Sr. Lucas Queiroz, representante do COMDEMA e da Secretaria de Meio Ambiente, onde o mesmo agradeceu a todos pela presença e afirmando que para atingíssemos resultados significativos em prol do meio ambiente era necessário caminhar para a educação ambiental, por isso nosso tema foi: Meio Ambiente: proteger e educar para preservar.

DISCUSSÃO DOS GRUPOS TEMÁTICOS
PROBLEMAS
PROPOSTAS DE SOLUÇÃO\MITIGAÇÃO
.   1  Desmatamento;

     1.    Aumentar a fiscalização; Conscientizar a população;
2.    Queimadas;                                              

2.    Educação ambiental: orientar a Secretaria de Infra Estrutura para não realizá-las;
3.    Uso desordenado da madeira  (padarias);
3.    Educação ambiental; buscar incentivos para fornos elétricos;
4.    Caça de animais silvestres;
4.    Conscientização da população;
5.    Coleta de lixo: alguns locais foram retirados os tonéis e reclamação  de lixo jogando em terrenos baldios;
5.    Informar a secretaria de infra estrutura e solicitar placas informativas e proibitivas; aumentar fiscalização e notificação;

6.    Poluição das águas (barragem do cafundó);
6.    Educação ambiental; promover mutirões de retirada de lixo;
7.    Erosão causada pelas águas pluviais;
7.    Promover reflorestamento;
8.    Operação de empreendimentos sem licença ambiental;
8.    Aumentar fiscalização e notificação;

9.    falta de coletores nas vias públicas (ruas);
9.    solicitar das autoridades competentes a instalação de coletores nessas vias;
10. desperdício de energia  e água em órgão públicos;
10. educação ambiental; promoção de cursos e conscientização;

11. corte indiscriminado de árvores em logradouros públicos; plantio de árvores inadequadas
11. fiscalização e notificação\multas; substituição de árvores inadequadas;
12. lixão (sede e volta grande)
10. buscar mecanismos para a implantação de aterro sanitário no município\ separar lixo orgânico-hospitalar e resto de animais.


Tapiramutá – Bahia, 18 de novembro de 2011


Câmara Municipal de Vereadores

Meio Ambiente: proteger e educar para preservar

Inscrição de participantes

Entrega de Material

Lista de presença



Participantes

Cartaz/folder

Plenária da Câmara

Mesa

Luciano Nery e Raimundo Nogueira - ADAB

Secretário Fred Almeida


Plenário


Discurso do prefeito Luciano

Leitura e aprovação do Regimento

Palestra - Agrotóxicos e Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário